Como fazer uma boa redação:
Hoje em dia as redações são uma das partes mais importante de um concurso ou de uma prova para adentrar faculdades e universidades do país, tanto publicas como particulares, os concursos e exames que pedem redações, pediram sempre redações dissertativas, aquela que você tem que conhecer o assunto para argumentar entre outras técnicas que serão apresentadas aqui. A redação é sempre usada, pois mostra seu potencial de argumentar, de mostrar ideias, domínio da língua portuguesa entre outras características.
Devemos saber que para ir bem a uma redação não precisa ter apenas o gosto, precisa ter técnicas e conhecer muito bem a língua portuguesa, pois mais de 20 erros faz com que você seja automaticamente desclassificado, esse é o primeiro critério de correção. Sem contar que você deve manter uma boa estrutura básica que vamos apresentar abaixo e logo daremos dicas.
Na dissertação nós criamos os textos, colocando o nosso ponto de vista, sem usar a primeira pessoa. Toda redação dissertativa deve ser feita em terceira pessoa. A dissertação possui três partes, não três parágrafos, pois um texto desses seria no mínimo 4 e no máximo 5 por ser um texto de leitura rápida.
Na dissertação a estrutura é Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Introdução: nessa parte vemos a delimitação de um tema, pelos argumentos ou ideias, ideias nossas, ou ideias que conhecemos, assim o assunto desse tema será amarrado com os parágrafos do desenvolvimento.
Desenvolvimento: agora entram as frases ideias, apresentando nele causas e consequências e exemplos, que devem ser postos no fim para ficar mais harmonioso.
E na conclusão você deve dar uma solução, uma definição para seu textos, que se você seguir as regras de estrutura básica vai ficar primoroso.
Agora vou dar algumas dicas de como ir bem uma redação dissertativa
Não use períodos muito longos, mas não muito curtos, jamais use expressões “eu acho”, “eu penso”, “quem sabe” ou expressões semelhantes que apresente duvidas, uma redação dissertativa deve apresentar sempre certeza por sua parte.
Não adianta a redação ser ótima, perfeita se fugir do tema proposto, que será assuntos muito polêmicos.
Discuta fatos, pontos de vistas que cercam a questão.
Mais uma vez evite a primeira pessoa do singular.
O texto tem que ter coerência, tem que ter harmonia, procure dar ênfase em palavras fortes, retenha sempre o leitor na ideia central.
E por ultimo leia e releia o texto, quanto mais vezes você ler, mais vezes você achara erros e coisas a melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário