domingo, 26 de dezembro de 2010

Saber usar o tempo

Em 2011, trabalhe com mais tempo


Quando estão multitarefadas, muitas pessoas tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e acabam reclamando da falta dele. Mas segundo a monja Coen, em matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, essa não é a solução. Para ela, “se você estiver presente no que está fazendo, tem tempo. Se a mente está voltada para outras coisas, não”.
Coen explica que é possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, no entanto, para que isto dê certo, as atividades não podem exigir a divisão da mente, por exemplo: “Não posso conversar com você e ler os papéis em cima da minha mesa, mas posso arrumar os objetos”. Parar de pensar em coisas que não existem ou problemas que não podem ser resolvidos no momento também são boas maneiras de usar melhor o tempo.
“Não dá para brigar com o tempo, porque ele não é algo separado de nós, que está nos escapando. Nós somos tempo, ele é nossa vida. O que importa é o que fazemos com ela”, afirma a monja. O que pode complicar um pouco, de acordo com a terapeuta corporal Andréa Bonfim Perdigão, é a velocidade com que as coisas acontecem no mundo hoje. Ela esclarece que as pessoas tentam viver na velocidade da tecnologia, e por isso, têm a ilusão de que podem fazer tudo ao mesmo tempo.
Saber usar o tempo
Organizar melhor o tempo e planejar o dia pode ajudar a dar mais sentido à vida. Além disso, estar presente no momento contribui para que as coisas fluam naturalmente. Coen também assegura que caso algo tenha dado errado, de nada adianta ficar lamentando, pois seria perda de tempo. “Quem sempre acha que entrou na fila errada e fica mudando para a outra não chega a lugar nenhum”, explica. Para ela, a melhor forma de dividir melhor as horas a partir das escolhas ou renúncias é olhando mais à frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário