Como parte do encerramento das comemorações da XI Semana Municipal da Consciência Negra de Imperatriz (Tema - 2011 Ano Internacional dos Afrodescendentes: Lutas, Conquistas e Desafios do Povo Negro Brasileiro), realizada pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme, o dia 18 de novembro de 2011 foi um daqueles dias... onde você tem certeza que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, pois com apenas duas dezenas de pessoas( militantes do Centro de Cultura Negra Negro Cosme), e quatro educadoras negras( Doralice, Eró Cunha, Maria Luísa e Gisêuda) que integram a Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz – CEIRI/UREI, e desenvolvem o trabalho de implementação da LEI 10.639/2003 (História e Cultura Afro – Brasileira e Africana), nas escolas estaduais, e com a parceria da SEMED (Secretaria Municipal de Educação Desporto e Lazer), realizaram a IV Exposição Afrobrasileira, na praça da Cultura.
O CCN Negro Cosme e a CEIRI conseguiram mobilizar mais de 30 instituições, dentre elas escolas particulares, públicas (estaduais e municipais), universidades (UEMA, UFMA, IFMA), Academia Imperatrizense de Letras, dentre outras. Graças a essas parcerias, o resultado das atividades da Semana que tem a sua culminância no dia 20 de Novembro foi exitoso.
Quanto a realização da IV Exposição Afrobrasileira, conseguimos levar educadores, gestores, acadêmicos e estudantes para as ruas(praça da Cultura), local escolhido para a apresentação das atividades à comunidade local. Os trabalhos foram realizados pelos estudantes, sob orientação dos educadores, dentro dos espaços escolares, durante o ano letivo de 2011.
As atividades apresentadas foram músicas, poesia, dança, cinema, exposição de fotografias, indumentárias, esculturas, desenhos afros (que participaram do II Concurso de Desenhos afros/2011 – no IX Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, cuja temática foi Africanidades na Cultura Brasileira).
A IV Exposição Afrobrasileira, teve início ás 7:30min. da manhã e terminou ás 17:30min., na praça da Cultura, situada na parte antiga da cidade, em frente à Academia Imperatrizense de Letras, nas proximidades do rio Tocantins.
A exposição transcorreu num clima de reflexão, reafirmação de nossa negritude e envolta num sentimento de pertença e reencontro. A beleza humana estava exposta na diversidade de nossa gente. A qualidade dos trabalhos, sem sombra de dúvidas, foi superior a dos anos anteriores.
Agradecimentos aos parceiros e apoiadores da XI Semana Municipal da Consciência Negra de Imperatriz.
Unidade Regional de Educação de Imperatriz - UREI
Secretaria Municipal de Educação Desporto e Lazer - SEMED
Secretaria Municipal Meio Ambiente
Secretaria Municipal de agricultura
Fundação Cultural de Imperatriz – FCI
Academia Imperatrizense de Letras - AIL
Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Imperatriz – STEEI
Núcleo de Estudos Afro-Indígenas – NEAI/ UEMA
Projeto Alma (UFMA)
Programa de Educação Tutorial Conexão de Saberes (UFMA)
Professor Dr. Dernival Venâncio Ramos – UFT / TO
Policarpo Tchangai (Togo, Graduado em Formulação de Políticas Públicas para Juventude)
UNISULMA
3º Batalhão Polícia Militar
50º Bis
Corpo de Bombeiros
Defesa Civil
Designer Marcelo Aquino (Romy Placas)
Empresário Neudson Claudino
Eró Cunha (professora, militante do CCN Negro Cosme membro da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz – CEIRI/UREI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário