quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

         
VII EXPOCIÊNCIAS: 
                            um fascinante projeto

          A Escola pública Estadual, C.E.  Edison Lobão, situada na  periferia da cidade de Imperatriz – MA (Parque Anhanguera) realizou no dia 29 de novembro deste, a   VII edição  EXPOCIÊNCIAS/2011, que teve  como objetivo incentivar  estudantes a vivenciarem experiências científicas ampliando sua curiosidade, capacidade de questionamento e reflexão sobre o mundo fenomênico, físico e/ou social, de modo a não mais se contentarem, apenas, com as evidências do cotidiano. Além de estimular a pesquisa investigativa, como instrumento indispensável na construção do conhecimento.
             Esse projeto multidisciplinar foi desenvolvida durante todo o ano de 2011,  sob coordenação geral do professor doutor Zilmar Timóteo.  Os(as) estudantes orientados por  educadores(as) da escola desenvolveram pesquisas investigativas e expuseram seus trabalhos nas dependências da mesma, durante todo o dia(29/11/11). Vale enfatizar que os trabalhos tiveram um nível superior aos desenvolvidos nos anos anteriores.
          A premiação dos melhores trabalhos aconteceu no dia 30/11/2011, no auditório da própria escola, no turno matutino, onde educadores e estudantes fizeram uma bela e emocionante festa, pois no processo ensino e aprendizagem todos ganham. Durante o evento a emoção  estava estampada no rostinho dos participantes.
           Para nós, educadores(as), a VII EXPOCIÊNCIAS foi mais uma  oportunidade para desenvolvermos, em parceria com  os(as) aprendentes, um conhecimento, verdadeiramente, significativo. É importante ressaltar que  os estudantes, durante todo processo, foram protagonistas de seus conhecimentos.
           Concordo com  a fala do professor Carlos Hermes, quando afirma "a escola (...) tem um dos melhores quadros pedagógicos e reflete a qualidade do ensino público, que precisa melhorar muito, mas que demonstra estar no caminho certo não por mérito governamental, mas pelo esforço de quem faz a escola que não  deixa a desejar em nenhum aspecto para instituições privadas comprovando que o caminho é a educação pública onde estudam os filhos dos trabalhadores.” . Apesar das inúmeras dificuldades fazemos e muito bem feito, diga-se de passagem, nosso trabalho. E o fazemos por acreditarmos numa educação voltada para o respeito, conhecimento e valorização da diversidade  humana.

          Parabenizo a todos(as) educadores(as), gestora, pais, comunidade, estudantes, pelo compromisso, responsabilidade e trabalho em prol de mudanças estruturais, pedagógicas, ideológicas...
                                                              (Eró Cunha)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário