sexta-feira, 20 de abril de 2012

Phatyma (curta-metragem) AfricaMakiya


Paulina Chiziane a contadora de histórias

     Em minha busca pela ancestralidade e reafirmação identitária, tenho recebido muita ajuda de pesquisadores (as), que com mais experiência, me orientam, me conduzem e apresentam escritores(s) e obras de importância vital, nessa busca.
     Filinto Elísio Ricardo Riso, Guellwaar Adúm, Izaura Silva, Eduardo Palhares, Maristane Rosa, Doralice Mota, Rute Pires... generosamente alimentam meu imaginário literário, cultural... fortalecendo-me como mulher, educadora  e cidadã negra. 
     Riso, constantemente, me presenteia com indicações de escritores(as) e obras, até então desconhecidos por mim. Por esse motivo me senti impulsionada a presenteá-los(as), também. Portanto, conheçam a obra da moçambicana Paulina Chiziane, e espero que vocês se divirtam com esta leitura prazerosa, da mesma forma que eu. 

Escritora moçambicana nascida em 1955, na província de Gaza. Fez os seus estudos em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Contadora de histórias, arte que aprendeu com a sua avó, publicou vários contos em jornais do seu país. São histórias que falam das vivências de tempos difíceis, da esperança, do amor, da mulher e de uma África passada e presente, que a autora soube transferir da oralidade para o papel. A sua colaboração com a Cruz Vermelha de Moçambique, contribuiu para uma aproximação mais concreta à realidade vivida no país, que também se reflecte na sua escrita. Tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance quando lançou o seu primeiro livro, intitulado A Balada de Amor ao Vento , em 1990. Ventos do Apocalipse (1993), O Sétimo Juramento (2000) e Niketche.Uma História de Poligamia (2002) são outros romances da autora.”    (http://www.pluraleditores.co.mz/PLE04.asp?area=3&ID=09)
     Não me contive e desejei compartilhar com vocês, amigos(as), pois precisamos conhecer, apreciar, consumir e divulgar a Literatura Negra.
(Eró Cunha - educadora e militante negra)




Phatyma, personagem criada por Paulina Chiziane (renomada escritora moçambicana), é uma rapariga que vive no sul de Moçambique e traz suas reflexões acerca da vontade de conseguir unir harmonicamente suas tradições com a necessidade de modernizar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário