HOJE, (05/11/12), 8:0h da manhã no teatro Ferreira Gullar. Entrada franca. Aconteceu a culminância do III Projeto “Curta Imagem Negra” - PROCINE, desenvolvido pela comunidade escolar CE Edison Lobão, com participação da comunidade local.
Foram inscritos 18 filmes, que passaram por um seleção prévia. Foram exibidos os 13 filmes finalistas, os quais compõem o III Projeto “Curta Imagem Negra” - PROCINE, festival de filmes, de no máximo 6min. de duração, feitos por estudantes, do Ensino Médio, do CE Edison Lobão, localizado no Parque Anhanguera. Os trabalhos foram orientados pelos professores da escola, sob coordenação geral da educadora Eró Cunha.
O PROCINE tem como objetivo utilizar a linguagem fílmica para fortalecer o trabalho com a Lei 10.639/2003 (História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) desenvolvida, interdisciplinarmente, dentro da escola estadual Edison Lobão, no intuito de promover e disseminar uma educação, verdadeiramente, Anti-Racista pautada:
- Nas questões raciais como conteúdo multidisciplinar a ser trabalhado durante todo o ano letivo;
- No reconhecimento e valorização das contribuições do povo negro, enfatizando a cor local;
- Na abordagem do cotidiano histórico, cultural, religioso, social, político... da população negra e afro de Imperatriz.
Este trabalho, que já está em sua terceira edição, de certa forma é um resgate da presença negra e afro na construção histórica de Imperatriz e região. No evento, além da exibição dos filmes, acontecerá show humorístico, dança e música, onde estudantes e comunidade são protagonistas na reconstrução e preenchimento dessas lacunas históricas.
Eró Cunha ( Educadora e Coordenadora geral do PROCINE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário