quarta-feira, 3 de setembro de 2014

V PROJETO: Curta Imagem Negra

PROJETO:   V CURTA IMAGEM NEGRA - PROCINE

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Tema: Aberto sobre “História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.
Categoria: Projeto de pesquisa interativa e produção de curtas ( Ensino Médio)                  
Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio ( CE Edison Lobão) 
Local: CE  Edison Lobão (1º ao 3º anos, nos 03 turnos, todas as disciplinas)
Orientadores(as): Professores(as)  e Coordenação                                                       
Coordenação Geral do Projeto:  Eronilde  S. Cunha

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um trabalho de pesquisa, leitura e análise crítica utilizando as TICs, a linguagem fílmica e a Lei 10.639/03, com estudantes do Ensino Médio, do C.E. Edison Lobão, através da realização da  V Mostra de Filmes de curta-metragem “Curta Imagem Negra – PROCINE”, enfatizando a ativa participação do povo negro, nas diversas esferas sociais, políticas, religiosas e culturais.

ESPECÍFICOS

- Realizar a V mostra de cinema, curta-metragem, Curta Imagem Negra, no C.E Edison Lobão e  comunidade, com produção e exibição de filmes (entre 03 a  05 min.) feitos pelos estudantes;  

- Aprender a utilizar  pedagogicamente programas de computadores e equipamentos tecnológicos, tais como: filmadoras, máquinas fotográficas, celulares, tablets, notebook microfones, etc, ...; 

- Desenvolver o olhar artístico (arte cinematográfica, Teatro) e a capacidade de articulação/compreensão de informações, visuais, textuais e sonoras com o auxilio das ferramentas tecnológicas e multimídias;

- Desenvolver, de modo interdisciplinar,  potencialidades, através de desafios que estimulem o crescimento e  a aprendizagem significativa por meio de: leitura, análise fílmica, cinematográfica, discussão, pesquisa etnicorracial e produção textual de gêneros diversificados;

- Estimular a participação, ativa dos estudantes, de modo colaborativo no processo de pesquisa e criação de roteiro, figurino, iluminação, sonoplastia, locação de espaços; no manuseio de equipamentos tecnológicos e midiáticos, etc., possibilitando, ainda, que os mesmos sejam agentes construtores de  sua  aprendizagem.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido, na comunidade escolar, C.E. Edison Lobão, durante o ano de 2014 (tendo sua culminância no 3º bimestre), envolvendo todas as áreas do conhecimento, onde educadores trabalharão, dentro das suas respectivas disciplinas a Lei 10.639/2003 em consonância com o cinema,  onde irão orientar os estudantes na realização dos filmes, respeitando as seguintes etapas e critérios para realização dos mesmos:

- O filme deverá  abordar a Lei 10.639/2003 - História e Cultura afro-brasileira e Africana, potencializando a reflexão acerca das : conquistas, contribuições, superação... ( positivando a contribuição negra, na formação da sociedade brasileira,  além de  visibilizar  e dar  voz à comunidade negra local);

- O V Curta a Imagem Negra faz parte dos projetos de ensino e aprendizagem da  escola, portanto, é  imprescindível a participação de estudantes, educadores, coordenadores, gestora e funcionários, visto que,  de acordo com a  LDB é obrigatório o trabalho, durante todo o ano letivo, com a Lei 10.639/2003, nos espaços escolares.   E será computado, em todas as disciplinas, como uma das atividades avaliativas, do 3º bimestre.

- O filme poderá ser produzido utilizando equipamentos tecnológicos  que os próprios alunos possuem, tipo: celulares, tablet, filmadora caseira, máquina digital, etc. O mesmo deverá  ter entre: 03 (três)  a  05 (cinco) minutos de duração;

- O filme poderá ser feito em grupo ou individualmente.
- Os filmes será dividido em 02 (duas)  categorias (a escolha dos participantes): documentário, ficção (filme de animação);

- O projeto será desenvolvido nos três turnos, de maneira interdisciplinar, onde a Lei 10.639/2003 será trabalhada  nas diferentes áreas do conhecimento;

- Os filmes deverão ser apresentados para escolha e premiação dos 05 (cinco) melhores curtas, produzidos pelos estudantes da escola. Sendo: 02 (dois) na categoria Ficção ( e desenho animado) e 02 (dois) na categoria Documentário, totalizando 04 (quatro) escolhidos pelo júri  oficial (composto por artistas  e conhecedores de cinema).   E será escolhido  01 (um)  por aclamação popular;

- A premiação será troféus e certificados  para os 05 (cinco) melhores filmes, (se disponibilizarmos de recurso financeiro ou patrocínio  haverá a entrega de Kits com livros e filmes).

NOTA: Vale enfatizar que será  computado como atividade avaliativa, portanto gerando nota, para os/as  estudantes que participarem ( a nota será definida, em consenso,  pelos educadores e coordenação);

- A culminância do projeto (exibição, votação e   premiação) acontecerá  dia 28 de outubro/2014, no turno matutino, no auditório da FEST, aberto á  comunidade em geral;

NOTA: Devido a quantidade de trabalhos apresentados, será feita uma pré seleção (para serem  escolhidos  os filmes para a última etapa ). É  na etapa  final (dia 28 de outubro/2014, no auditório da FEST  ) que acontecerá a  escolha  e premiação dos 05 (cinco) melhores trabalhos(filmes). 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

1ª -  Etapa
-  Apresentação e divulgação do projeto entre educadores e estudantes;
- Pesquisa e debate sobre: cinema, curta-metragem,  entrevistas, documentários, filmes de ficção e de animação;
- Exibição  de curta-metragens e análise (individual e em grupo);
- Palestras e oficinas;
- Produção de roteiros;
- Filmagem, revisão e edição dos filmes;

NOTA: O filme não poderá fugir da temática -  História e Cultura Afro-Brasileira – caso contrário correrá o risco de ser desclassificado.  


2 ª  Etapa (novembro)
- Exibição, votação e  premiação dos melhores filmes ( teatro Ferreira Gullar, aberto á comunidade).    
                                                  
RECURSOS
Humanos
Gestora
Educadores
Estudantes
Pais
Comunidade escolar

Pedagógicos
Livros
Revistas
Datashow
Tv, Dvd, Cd
Equipamento de som
Equipamentos tecnológicos (computador, pendriver, celular, notbook, máquina digital, tablet, filmadora, microfones, programas de edição de filmes, etc...)
Internet (sites, blogs, etc.)
Biblioteca
Laboratório de informática
Sala de vídeo

Financeiros ( gastos da escola)
- 80 (oitenta  unidades)  Certificados  -  R$  50,00
- 600 (seiscentas unidades)  xerox   (600x0,15) - R$  90,00
- 06 kits com lápis borracha e caneta (jurados) - R$ 15,00
- 06 (seis unidades) garrafas de  água mineral (jurados) - R$ 15,00
- 06 Pastas (material votação jurados) - R$  18,00
- 06 (seis unidades) Troféus  –  R$  200,00
- 01 (uma) Pauta do Teatro Ferreira Gullar  –  R$  400,00
- 15 (quinze) unidades de DVDs  –   R$  30,00
- 01 (um) Banner   –  R$  100,00
TOTAL:
Unidade
Produto
Valor -  R$

80 (oitenta)
Certificados
R$ 50,00
600 (seiscentas)
Xerox   (600x0,15)
R$ 90,0
06 (seis) kits
Kits lápis borracha e caneta (jurados)
R$ 15,00





 AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e de acordo com o desempenho e aprendizagem, individual e grupal dos estudantes, onde será avaliado:

- Leitura e discussão de textos(verbais e visuais), músicas e filmes sobre cinema e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003);
- Participação em palestras, seminários oficinas sobre a temática e a linguagem cinematográfica.
- Trabalho de pesquisa e estudos sobre o cinema (curta-metragem) e a história e cultura afro-brasileira e africana (enfatizando o relevante papel da mulher negra);
- Pesquisa e estudo sobre: enquadramento, plano, tipos de plano,  montagem, edição, roteiro, iluminação, sonoplastia, figurino, filmagem, etc;       
- Produção textual : roteiros, entrevistas, relatórios, etc;
- Filmagem, revisão e edição do filme;
- Apresentação final do filme (curta-metragem ) feito pelos estudantes.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD, 2005.
GEERTZ, Clifford. Da Cultura Isolada às Mudanças Culturais. In: CAVALLEIRO, Eliane, organizadora. Racismo e Anti-racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 102.
LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996... - Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.       
PCN’s, Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasil: MEC/ SEF, 1997.
REFERENCIAIS, Curriculares. Ensino Médio: Estado do Maranhão/Secretaria de Estado da Educação. São Luís, 2006.
SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila. Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei nº 10639/2003: São Paulo: Petrópolis, Ação Educativa, Ceafro e  Ceert, 2007. 
Disponível: http://www.acordacultura.org.br/ acesso 22 de junho 2013.
Disponível: http://www.curtanaescola.org.br/ acesso  05 de março 2013.
Disponível: http://portacurtas.org.br/curtanaescola/o_projeto.asp acesso 13 de abril 2013.


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