Parte I: Tipos de ovos e Segmentação
1) (F. M. Catanduva‑SP) Assinale a afirmativa incorreta.
b) Ovos pobres em vitelo são característicos exclusivamente de animais pequenos e marinhos.
c) Os rins de mamíferos são de origem mesodérmica
d) O epitélio do sistema respiratório dos mamíferos tem origem endodérmica
e) Os receptores sensitivos dos mamíferos são de origem ectodérmica
2) (Fuvest‑SP) Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?
a) Número de folhetos embrionários formados.
b) Presença ou ausência de celoma.
c) Presença ou ausência de notocorda.
d) Tipo de segmentação do ovo.
e) Formação do tubo neural.
3) (Vunesp) Com relação ao processo de clivagem ou segmentação do ovo, seria correto afirmar:
1. A orientação do plano de clivagem depende da orientação do fuso mitótico.
2. Quanto maior a quantidade de vitelo no ovo, mais restrita é a área de clivagem.
3. As diferenças entre os padrões iniciais de clivagem são determinadas pela distribuição de vitelo no ovo.
Nessa questão, responda:
a) se todas as proposições estiverem incorretas.
b) se as proposições 1 e 2 estiverem corretas,
c) se todas as proposições estiverem corretas.
d) se as proposições 1 e 3 estiverem corretas.
e) se as proposições 2 e 3 estiverem corretas.
4) (U. F. Uberlândia‑MG) Os tipos de segmentação: I. holoblástica igual; lI. holoblástica desigual; III. meroblástica ocorrem com as seguintes classes de animais, respectivamente:
a) anfíbio, réptil e ave.
b) anfíbio, réptil e mamífero.
c) ave, réptil e mamífero.
d) mamífero, anfíbio e ave.
e) réptil, ave e mamífero.
5) (U. F. Viçosa‑MG) O esquema representa a vista superior de um tipo de segmentação classificada como parcial e discoidal.
Observando‑se o esquema proposto, pode‑se concluir que esse tipo de segmentação:
a) é certamente o que ocorre nas aves.
b) ocorre em anfíbios e répteis.
c) é exclusivo dos peixes.
d) ocorre em todos os animais que põem ovos.
e) é restrito aos cordados primitivos.
6) (CESCEM) Um óvulo com quantidade média de vitelo distribuída irregularmente, ficando o núcleo deslocado para um dos pólos da célula, pode ser de:
a) anfíbio e sofreria clivagem meroblástica.
b) anfíbio e sofreria clivagem holoblástica desigual.
c) ave e sofreria clivagem holoblástica desigual.
d) anfioxo e sofreria clivagem holoblástica igual.
e) equinodermo e sofreria clivagem holoblástica igual .
7) (Santa Casa-SP) Os termos: segmentação parcial e discoidal, linha primitiva e blastodisco pertencem, todos, à embriologia:
a) dos peixes teleósteos.
b) dos anfíbios.
c) dos rcordados invertebrados.
d) das aves.
e) dos mamíferos.
8) Santa Casa-SP) Quando se escreve o seguinte, sobre a evolução dos processos embrionários dos vertebrados:
Segmentação Segmentação Segmentação
total e igual total e desigual parcial
À medida que se caminha para a direita:
a) estamos descendo na escala animal.
b) vai diminuindo a quantidade de anexos embrionários.
c) aumenta a quantidade de vitelo no ovo.
d) diminui o tempo do período embrionário.
e) o número de gametas formados pelos adultos aumenta.
9) (PUC) A análise de três grupos de ovos em desenvolvimento apresentou as seguintes características:
Grupo I: ovos com distribuição razoável de vitelo, com segmentação holoblástica.
Grupo II: ovos ricos em vitelo, com segmentação meroblástica.
Grupo III: ovos pobres em vitelo, com segmentação holoblástica.
Os ovos desses grupos poderiam ser, respectivamente:
a) sapo, galinha e ouriço do mar.
b) galinha, sapo e macaco.
c) cachorro, galinha e sapo.
d) galinha, ouriço do mar e homem
e) ouriço do mar, macaco e sapo.
10) (UCSal-BA) Considerando o processo evolutivo no sentido água-terra, é errado afirmar que:
a) Os ovos com mais vitelo se adaptaram melhor ao desenvolvimento dos animais de vida terrestre.
b) O ovo que se desenvolve em ambiente terrestre é resultante de uma fecundação interna.
c) O ovo colocado em meio terrestre necessita de um revestimento, ou casca, resistente à evaporação.
d) A postura e o desenvolvimento dos ovos dos anfíbios e dos répteis se processam em ambiente aquático.
e) Foram necessárias transformações para que o ovo se desenvolvesse em ambiente terrestre.
11) (CESGRANRIO-RJ) As figuras ao lado simbolizam os estágios iniciais de segmentação de zigotos. Uma delas representa o caso da segmentação total e igual; outra, o da Segmentação total e desigual; outra, o da Segmentação superficial e ainda outra, o da segmentação parcial discoidal.
Assinale a relação abaixo que indica corretamente, na seqüência numérica, os zigotos representados nas figuras:
a) ( 1 ) ave, ( 2 ) invertebrado, ( 3 ) réptil, ( 4 ) peixe.
b) ( 1 ) anfíbio, ( 2 ) réptil, ( 3 ) mamífero, ( 4 ) invertebrado.
c) ( 1 ) ave, ( 2 ) anfíbio, ( 3 ) peixe, ( 4 ) mamífero.
d) ( 1 ) anfíbio, ( 2 ) ave, ( 3 ) invertebrado, ( 4 ) mamífero.
e) ( 1 ) mamífero, ( 2 ) ave, ( 3 ) invertebrado, ( 4 ) anfíbio.
Parte II: Embriogênese
1) (U. São Francisco‑SP) A figura representa um corte através de uma blástula. Pela disposição dos blastômeros e do vitelo, pode-se afirmar que essa blástula se originou a partir de um ovo:
a) telolécito. b) centrolécito. c) heterolécito. d) oligolécito. e) alécito. |
2) (UFMT) A notocorda é uma estrutura embrionária que:
a) dá origem aos somitos.
b) persiste no adulto de todos os vertebrados.
c) desaparece no anfioxo adulto.
d) é substituída pela coluna vertebral nos vertebrados.
e) dá origem à coluna vertebral dos mamíferos.
3) (U. F. Ouro Preto‑MG) No desenvolvimento embrionário dos animais, existem etapas características nas quais ocorrem processos mais ou menos semelhantes. Observe que há uma seqüência cronológica igual para todos os grupos zoológicos, traduzindo a "origem comum" dos metazoários. Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:
1. segmentação;
2. mórula;
3. blástula;
4. gástrula;
5. nêurula.
Para você visualizar o que ocorre em cada uma dessas fases, basta relacioná‑las corretamente com os eventos abaixo.
A. Formação de tubo neural.
B. Proliferação do ovo originando os blastômeros.
C. Micrômeros e macrômeros envolvendo pequena cavidade central.
D. Intensas modificações dos blastômeros originando três folhetos embrionários.
E. Formação de uma estrutura esférica e maciça.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta dos "momentos" do desenvolvimento embrionário.
a) 1E, 2B, 3A, 4D, 5C
b) 1B, 2E, 3C, 4D, 5A
c) 1A, 2C, 3E, 4B, 5D
d) 1C, 2D, 3A, 4E, 5B
e) 1D, 2A, 3E, 4B, 5C
4) (UF-MG) Estágio do desenvolvimento embrionário de anfioxo:
Qual a alternativa errada?
a) Este esquema representa uma gástrula, que foi precedida pela blástula.
b) 1 representa o ectoderma e 2 o endoderma.
c) 3 representa o intestino primitivo e 4 dará origem ao ânus.
d) O mesoderma será formado a partir de 1.
e) 1 originará a epiderme e o sistema nervoso
5) O esquema representa um corte transversal do corpo de um embrião de cordado em estágio de nêurula. Assinale a alternativa que indica a fase da embriogênese imediatamente anterior à nêurula e a estrutura que se originará da porção embrionária apontada pela seta.
a) mórula, tubo digestivo
b) blástula, sistema nervoso central
c) gástrula, tubo digestivo
d) blástula, tubo digestivo
e) gástrula, sistema nervoso central
6) O esquema abaixo representa uma gástrula jovem.
Se a região indicada pela seta se diferenciar em boca, pode-se afirmar que o embrião em desenvolvimento não pertence ao grupo dos:
a) platelmintos.
b) anelídeos.
c) moluscos.
d) artrópodos .
e) cordados .
7) (PUC) O esquema a seguir representa o corte transversal de um protocordado (Anfioxo), onde são indicadas quatro estruturas.
Pode-se afirmar que apresentam a mesma origem embrionária as estruturas.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 1 e 4
d) 2 e 4
e) 3 e 4
Instruções: Os esquemas abaixo devem ser utilizados para responder às questões de números 8 e 9.
8) (PUC) Assinale a alternativa correta:
a) I representa o padrão de organização de um animal acelomado e II, dos animais celomados.
b) I e II representam padrões diferentes de organização dos animais celomados.
c) I e II representam padrões diferentes de organização dos animais pseudocelomados.
d) I e II representam padrões diferentes de organização dos animais acelomados.
e) I representa o padrão de organização dos animais pseudocelomados e, II, dos animais celomados.
9) (PUC) Entre os animais, os padrões de organização I e II podem ser observados, respectivamente, em uma:
a) planária e uma tênia.
b) lombriga e uma tênia.
c) planária e uma minhoca.
d) hidra e uma minhoca.
e) água viva e uma planária.
10) (MACK-SP) Durante o desenvolvimento embrionário de vários vertebrados, observamos nitidamente algumas fases, caracterizadas pelo aparecimento de determinadas estruturas. A seqúência correta dessas fases está representada na alternativa:
a) mórula - blástula - gástrula - nêurula.
b) mórula - blástula - nêurula - gástrula.
c) blástula - mórula - gástrula - nêurula.
d) mórula - gástrula - blástula - nêurula.
e) blástula - mórula - nêurula - gástrula.
11) (Unirio-RJ) O esquema a seguir representa, em corte transversal, o embrião de um cordado. A notocorda, o tubo neural, o celoma e o arquêntero são representados, respectivamente, por:
a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 1, 3, 4
c) 4, 3, 2, 1
d) 1, 2, 4, 3
e) 2, 1, 4, 3
12) (UFMG) Observe a figura:
Essa figura representa uma das fases iniciais do desenvolvimento embrionário de um cordado. Todas as estruturas indicadas estão presentes nessa fase, exceto:
a) arquêntero.
b) blastocele.
c) blastóporo.
d) celoma.
e) endoderme.
Parte III: Anexos embrionários
1) (Fuvest‑SP) Qual das alternativas é a melhor explicação para a expansão e o domínio dos répteis durante a Era Mesozóica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição em diversos nichos do ambiente terrestre?
a) Prolongado cuidado com a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais,
b) Aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento.
c) Vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento.
d) Extinção dos predadores naturais e conseqüente explosão populacional.
e) Abundância de alimentos nos ambientes aquáticos abandonados pelos anfíbios.
2) (F. F. O. Diamantina‑MG) Na figura, a e b representam, respectivamente:
a) excretas e nutrientes. b) excretas e cálcio. c) O2 e nutrientes. d) CO2 e O2. e) uréia e hormônios. |
3) (UFMG) "Vocês querem saber o que foi que os mamíferos inventaram, que é ainda melhor do que o ovo que se enterra no chão ou se bota no ninho? Pois os mamíferos [ ... ]. " (Ribeiro, J. U. O sorriso do lagarto.) A frase poderia ser completada com uma característica que diferenciasse os mamíferos dos outros vertebrados. Essa característica é:
a) controle da reprodução através de hormônios.
b) controle da temperatura corporal.
c) estruturas adaptadas para fecundação interna.
d) placenta como órgão de interface materno‑fetal.
e) presença de glândulas de secreção.
4) (Cesgranrio) Através da placenta, estrutura que contém tecidos da mãe e do embrião, o organismo materno fornece oxigênio e nutrientes, recolhendo também os resíduos do metabolismo do embrião.
Em condições normais, o mecanismo de trocas materno‑fetal ocorre:
a) por uma circulação única materno‑fetal, isto é, o sangue da mãe entra em contato direto com o do embrião.
b) por livre difusão, em que a oxigenação, nutrição e remoção de excretas são feitas através de trocas entre a circulação fetal e materna.
c) por transporte ativo, em que o sangue do embrião atrai os nutrientes e o oxigênio do sangue materno.
d) pela ação de hormônios gonadotróficos, que fazem o transporte dos elementos do sangue materno para o fetal.
e) pelo líquido da bolsa de água, que recebe os nutrientes e oxigênio do sangue materno, difundindo‑os até o sangue do embrião.
5) (F. M. ABC‑SP) Quais anexos embrionários das aves têm parte de suas funções exercidas pela placenta, nos embriões de mamíferos?
a) Alantóide e âmnio.
b) Saco vitelínico e casca.
c) Alantóide e saco vitelínico.
d) Casca e alantóide.
e) Âmnio e saco vitelínico.
6) (Fuvest‑SP) Em condições normais, a placenta humana tem por funções:
a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto.
b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto.
c) permitir o fluxo direto de sangue entre mãe e filho e a eliminação dos excretas fetais.
d) permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação dos excretas fetais dissolvidos.
e) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.
7) (F. M. Itajubá‑MG) Escolha a alternativa que traz as palavras que completam corretamente o trecho a seguir.
Fechados em suas cascas de ovo, os embriões de __________ e ____________ devem "viver" com seus produtos residuais até a época de sair da casca. O problema é resolvido pela conversão da amônia em ácido úrico, que é, então, armazenado no(a) _____________.
a) répteis, aves, alantóide.
b) répteis, aves, córion.
c) anfíbios, répteis, alantóide.
d) anfíbios, répteis, córion.
e) aves, mamíferos, placenta.
8) (Vunesp) O alantóide é um anexo embrionário cujo desenvolvimento ocorre a partir do:
a) aparelho respiratório.
b) trato digestivo.
c) sistema excretor.
d) sistema nervoso.
e) aparelho reprodutor.
9) (UFGO) Os anexos alantóide, âmnio e saco vitelínico ocorrem em:
a) répteis, aves e mamíferos.
b) anfíbios, répteis e aves.
c) peixes, répteis e aves.
d) anfíbios, aves e mamíferos.
e) peixes, aves e mamíferos.
10) (PUC‑SP) 0 esquema é referente ao desenvolvimento de um organismo que apresenta ovo telolécito. Os anexos embrionários representados por 1, 2 e 3 correspondem respectivamente a:
a) córion, âmnio e saco vitelínico. b) saco vitelínico, alantóide e âmnio. c) alantóide, córion e saco vitelínico. d) córion, saco vitelínico e alantóide. e) âmnio, alantóide e saco vitelínico. |
11) (FCM-MG) Assinale a alternativa correta. São amniotas:
a) aves, répteis e mamíferos
b) anfíbios, répteis e aves.
c) peixes, anfíbios e répteis.
d) peixes, répteis e mamíferos
e) anfíbios, répteis e mamíferos.
12) (UFRN) Nos peixes, o único anexo embrionário é:
a) a placenta.
b) o cório.
c) o âmnio
d) o alantóide.
e) o saco vitelínico
13) (PUC) O esquema abaixo representa, de maneira simplificada, uma das fases do desenvolvimento embrionário de uma ave:
Durante o desenvolvimento de um mamífero placentário, encontra-se (ou encontram-se) bem desenvolvido(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
e) I, II e III.
14) (CESCEM) Durante o desenvolvimento embrionário de vertebrados ovíparos terrestres, os excretas nitrogenados:
a) ficam armazenados no ovo na forma de ácido úrico.
b) ficam armazenados no ovo na forma de uréia.
c) ficam dissolvidos no vitelo na forma de amônia ou uréia.
d) difundem-se através da casca na forma de amônia.
e) difundem-se através da casca na forma de ácido úrico.
15) (OSEC) Os esquemas a seguir apresentam o embrião humano e o de galinha, mostrando estruturas equivalentes, indicadas por setas. O alantóide, o embrião, o âmnion, o saco vitelino, a cavidade amniótica com o líquido amniótico, estão apontados, respectivamente, pelas setas:
a) 1, 2, 3, 4, 5 b) 1, 2, 4, 5, 3 c) 2, 3, 4, 1, 5 d) 1, 3, 4, 2, 5 e) 1, 4, 3, 5, 2 |
16) (PUC-SP) Um pesquisador, ao examinar ovos não identificados de determinado animal, anotou as seguintes observações:
1. presença de âmnio e de alantóide.
2. segmentação parcial.
3. presença de placa neural .
4. somitos de origem mesodérmica.
5. grande quantidade de vitelo.
De posse destes dados ele concluiu que os ovos examinados:
a) eram de répteis ou de anfíbios.
b) eram de répteis ou de aves.
c) eram de anfíbios ou de aves.
d) não eram de répteis.
e) não eram de aves.
17) (CESCEM) Considerando-se somente o alantóide e o âmnio dos embriões de galinha e humanos, a função de reter resíduos nitrogenados sólidos, não-difusíveis, é normalmente executada apenas pelo:
a) alantóide do embrião de galinha.
b) alantóide do embrião humano.
c) âmnio do embrião humano.
d) âmnio do embrião humano.
e) âmnio do embrião de galinha e alantóide do embrião humano.
18) (PUC) Assinale a alternativa que apresente três vertebrados amniotas:
a) sapo, tartaruga e galinha.
b) tubarão, sapo e jacaré.
c) corvina, salamandra e tartaruga.
d) cobra, galinha e camundongo.
e) tubarão, jacaré e camundongo.
19) (CESESP) Esta questão e a seguinte devem ser respondidas com base na figura I, que é uma estrutura embrionária.
As setas A B C D E apontam, respectivamente, os anexos :
a) casca, córion, alantóide, saco vitelino e âmnio.
b) córion, casca, alantóide, âmnio e saco vitelino.
c) âmnio, córion, casca, alantóide e saco vitelino.
d) córion, casca, saco vitelino, alantóide e âmnio.
e) alantóide, casca, córion, âmnio e saco vitelino .
20) (CESESP) Ainda analisando a figura 1 podemos constatar que é um corte:
a) transversal de um ovo terrestre.
b) transversal de um ovo aquático.
c) longitudinal de um ovo terrestre.
d) longitudinal de um ovo aquático.
e) longitudinal de um ovo uterino.
21) (PUCC-SP) Considere os seguintes anexos embrionários e algumas de suas funções:
I. Âmnio - evitar ressecamento.
II. Alantóide - armazenar substâncias tóxicas e realizar trocas gasosas com o meio.
III. Saco vitelínico - garantir o suprimento alimentar.
Embriões que apresentam os anexos I, II e III são de:
a) vertebrados que efetuam a postura no ambiente terrestre.
b) insetos com desenvolvimento direto.
c) vertebrados exclusivamente aquáticos.
d) insetos com desenvolvimento indireto.
e) anfíbios com segmentação total.
Parte IV: Organogênese
1) (PUC‑MG) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1.endoderma ( ) tecido ósseo
2. mesoderma ( ) sistema nervoso
3. ectoderma ( ) rins
( ) fígado
( ) pâncreas
( ) glândulas mamárias
( ) tecido muscular cardíaco
Feita a correlação, a seqüência numérica correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 1, 2, 1, 3, 3, 2
b) 1, 2, 3, 3, 3, 2, 1
c) 2, 3, 2, 1, 1, 3, 2
d) 3, 2, 2, 1, 3, 2, 3
e) 3, 3, 2, 2, 1, 1, 1
2) (Fuvest‑SP) Nos vertebrados, derme, pulmão e cérebro são, respectivamente, de origem:
a) mesodérmica, endodérmica e ectodérmica.
b) ectodérmica, endodérmica e mesodérmica,
c) mesodérmica, ectodérmica e endodérmica
d) endodérmica ectodérmica e mesodérmica.
e) ectodérmica, mesodérmica e endodérmica
3) (UFES) A estrutura tubular apontada tem origem a partir de um processo de invaginação de células ectodérmicas, que ocorre no dorso do embrião e tem por função originar o(a):
b) placenta.
c) notocorda.
d) intestino primitivo.
e) sistema nervoso.
4) (OSEC) No esquema ao lado, representativo do desenvolvimento de um cordado, o sistema nervoso, a notocorda e o trato digestivo são representados, respectivamente, por:
a) 3 - 1 – 4 b) 1 - 3 – 4 c) 1 - 3 – 2 d) 3 - 1 – 2 e) 1 - 3 – 5 |
5) (FGV) Se houver problemas no desenvolvimento embrionário da mesoderme ou do mesênquima de um mamífero, este poderá apresentar posteriormente defeitos em quais dos seguintes três órgãos ou tecidos:
a) tecido conjuntivo, sistema nervoso, esqueleto
b) esqueleto, epitélio do tubo digestivo, glândulas da epiderme.
c) esqueleto, musculatura, tecido conjuntivo.
d) epiderme, tecido conjuntivo, musculatura .
e) epitélio do tubo digestivo, sistema nervoso, tecido conjuntivo.
6) (OSEC) O celoma no homem é representado por:
a) cavidade craniana e medular.
b) cavidade pélvica.
c) cavidade torácica e abdominal .
d) vias respiratórias e digestivas .
e) sistema cardiovascular.
7) (FATEC) Nos vertebrados os folhetos embrionários, ectoderme, mesoderme e endoderme, evoluem dando origem, respectivamente, a:
ECTODERME | MESODERME | ENDODERME | |
a) | epiderme | músculos estriados | vesículas ópticas |
b) | pulmões | músculos lisos | cérebro |
c) | miocárdio | músculos estriados | tubo digestivo |
d) | cérebro | músculos estriados | pulmões |
e) | células germinativas | aparelho urogenital | hipófise |
8) (UEPG-PR) Coração, cérebro e glândulas anexas do tubo digestivo se originam, respectivamente, dos seguintes folhetos germinativos:
a) mesoderme, ectoderme e endoderme.
b) ectoderme, endoderme e mesoderme.
c) endoderme, mesoderme e ectoderme.
d) mesoderme, endoderme e ectoderme.
e) endoderme, ectoderme e mesoderme.
9) (PUC-MG) Um feto de cão teve malformação da medula espinhal. É correto afirmar que houve problemas no desenvolvimento embrionário:
a) do arquêntero.
b) da mesoderme.
c) da endoderme.
d) da ectoderme
e) do celoma
GABARITOParte I – Tipos de ovos e segmentação | |||||||||
1- | 2- | 3- | 4- | 5- | 6- | 7- | 8- | 9- | 10- |
11- | |||||||||
Parte II – Embriogênese | |||||||||
1- | 2- | 3- | 4- | 5- | 6- | 7- | 8- | 9- | 10- |
11- | 12- | ||||||||
Parte III – Anexos embrionários | |||||||||
1- | 2- | 3- | 4- | 5- | 6- | 7- | 8- | 9- | 10- |
11- | 12- | 13- | 14- | 15- | 16- | 17- | 18- | 19- | 20- |
21- | |||||||||
Parte IV - Organogênese | |||||||||
1- | 2- | 3- | 4- | 5- | 6- | 7- | 8- | 9- |
que bom a escola ter um blog
ResponderExcluirso asim fica mais facio comenta sobre
as atividade e trabolho
esto parabenizando todos aqueles que lutara para que fizeram este glog.
o trabalho esta muito bom so assim
nos os alunos apredemos mais ainda
batendo cabeça com este trabalho e os outros
javou o trabalho mim chama.
ass:ailton dos santos