PROJETO: V CURTA
IMAGEM NEGRA - PROCINE
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tema: Aberto sobre “História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.
Categoria: Projeto de pesquisa interativa e produção de curtas ( Ensino Médio)
Público Alvo: Estudantes do
Ensino Médio ( CE Edison Lobão)
Local:
CE Edison Lobão (1º ao 3º anos, nos 03
turnos, todas as disciplinas)
Orientadores(as): Professores(as) e
Coordenação
Coordenação Geral do Projeto: Eronilde S. Cunha
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho de pesquisa, leitura e análise crítica
utilizando as TICs, a linguagem fílmica e a Lei 10.639/03, com estudantes do
Ensino Médio, do C.E. Edison Lobão, através da realização da V Mostra de Filmes de curta-metragem “Curta
Imagem Negra – PROCINE”, enfatizando a ativa participação do povo negro, nas
diversas esferas sociais, políticas, religiosas e culturais.
ESPECÍFICOS
- Realizar a V mostra de
cinema, curta-metragem, Curta Imagem
Negra, no C.E Edison Lobão e comunidade, com produção e exibição de
filmes (entre 03 a 05
min.) feitos pelos estudantes;
- Aprender a
utilizar pedagogicamente programas de
computadores e equipamentos tecnológicos, tais como: filmadoras, máquinas fotográficas,
celulares, tablets, notebook microfones, etc, ...;
- Desenvolver o olhar artístico (arte cinematográfica, Teatro) e a capacidade de articulação/compreensão de informações, visuais, textuais e sonoras com o auxilio das ferramentas tecnológicas e multimídias;
- Desenvolver, de modo interdisciplinar, potencialidades, através de desafios que estimulem o crescimento e a aprendizagem significativa por meio de: leitura, análise fílmica, cinematográfica, discussão, pesquisa etnicorracial e produção textual de gêneros diversificados;
- Estimular a participação, ativa dos estudantes, de modo colaborativo no processo de pesquisa e criação de roteiro, figurino, iluminação, sonoplastia, locação de espaços; no manuseio de equipamentos tecnológicos e midiáticos, etc., possibilitando, ainda, que os mesmos sejam agentes construtores de sua aprendizagem.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido, na comunidade escolar, C.E. Edison
Lobão, durante o ano de 2014 (tendo sua culminância no 3º bimestre), envolvendo
todas as áreas do conhecimento, onde educadores trabalharão, dentro das suas
respectivas disciplinas a Lei 10.639/2003 em
consonância com o cinema, onde irão orientar os estudantes na realização
dos filmes, respeitando as seguintes etapas e critérios para realização dos mesmos:
- O filme deverá abordar a Lei 10.639/2003 - História e Cultura afro-brasileira e Africana, potencializando a reflexão acerca das : conquistas, contribuições, superação... ( positivando a contribuição negra, na formação da sociedade brasileira, além de visibilizar e dar voz à comunidade negra local);
- O filme deverá abordar a Lei 10.639/2003 - História e Cultura afro-brasileira e Africana, potencializando a reflexão acerca das : conquistas, contribuições, superação... ( positivando a contribuição negra, na formação da sociedade brasileira, além de visibilizar e dar voz à comunidade negra local);
- O V Curta a Imagem Negra faz parte
dos projetos de ensino e aprendizagem da
escola, portanto, é
imprescindível a participação de estudantes, educadores, coordenadores,
gestora e funcionários, visto que, de acordo com a LDB é
obrigatório o trabalho, durante todo o ano letivo, com a Lei 10.639/2003, nos espaços escolares. E será computado, em todas as disciplinas, como uma das atividades avaliativas, do 3º bimestre.
-
O filme poderá ser produzido utilizando equipamentos tecnológicos que os próprios alunos possuem, tipo:
celulares, tablet, filmadora caseira, máquina digital, etc. O mesmo deverá ter entre: 03 (três) a 05 (cinco)
minutos de duração;
-
O filme poderá ser feito em grupo ou individualmente.
-
Os filmes será dividido em 02 (duas) categorias (a escolha dos participantes): documentário, ficção (filme de animação);
-
O projeto será desenvolvido nos três
turnos, de maneira interdisciplinar,
onde a Lei 10.639/2003 será trabalhada
nas diferentes áreas do conhecimento;
- Os filmes deverão ser apresentados para escolha e premiação dos 05 (cinco) melhores curtas, produzidos
pelos estudantes da escola. Sendo: 02
(dois) na categoria Ficção ( e desenho animado) e 02 (dois) na categoria Documentário, totalizando 04 (quatro) escolhidos pelo júri oficial (composto por
artistas e conhecedores de cinema).
E será escolhido 01 (um) por aclamação
popular;
- A premiação será troféus e certificados para os 05 (cinco) melhores filmes, (se
disponibilizarmos de recurso financeiro ou patrocínio haverá a entrega de
Kits com livros e filmes).
NOTA: Vale enfatizar
que será computado como atividade avaliativa, portanto gerando nota, para
os/as estudantes que participarem ( a
nota será definida, em consenso, pelos
educadores e coordenação);
- A culminância do projeto (exibição, votação e premiação) acontecerá dia 28
de outubro/2014, no turno matutino, no auditório da FEST, aberto á comunidade em geral;
NOTA: Devido a
quantidade de trabalhos apresentados, será feita uma pré seleção (para
serem escolhidos os filmes para a última etapa ). É na etapa
final (dia 28 de outubro/2014, no
auditório da FEST )
que acontecerá a escolha e premiação dos 05 (cinco) melhores trabalhos(filmes).
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
1ª -
Etapa
- Apresentação e divulgação do projeto entre
educadores e estudantes;
- Pesquisa
e debate sobre: cinema, curta-metragem,
entrevistas, documentários, filmes de ficção e de animação;
- Exibição de curta-metragens e análise (individual e em
grupo);
- Palestras e oficinas;
- Produção de roteiros;
- Filmagem, revisão e edição dos
filmes;
NOTA: O filme não
poderá fugir da temática - História e Cultura
Afro-Brasileira – caso contrário correrá o risco de ser desclassificado.
2 ª
Etapa (novembro)
- Exibição, votação e premiação dos melhores filmes ( teatro
Ferreira Gullar, aberto á comunidade).
RECURSOS
Humanos
Gestora
Educadores
Estudantes
Pais
Comunidade escolar
Pedagógicos
Livros
Revistas
Datashow
Tv, Dvd, Cd
Equipamento de som
Equipamentos tecnológicos (computador, pendriver, celular, notbook,
máquina digital, tablet, filmadora, microfones, programas de edição de filmes,
etc...)
Internet (sites, blogs, etc.)
Biblioteca
Laboratório de informática
Sala de vídeo
Financeiros ( gastos da
escola)
- 80 (oitenta unidades) Certificados
- R$ 50,00
- 600 (seiscentas unidades)
xerox (600x0,15) - R$ 90,00
- 06 kits com lápis borracha e caneta (jurados) - R$ 15,00
- 06 (seis unidades) garrafas de
água mineral (jurados) - R$ 15,00
- 06 Pastas (material
votação jurados) - R$ 18,00
- 06 (seis unidades) Troféus
– R$ 200,00
- 01 (uma) Pauta do Teatro Ferreira Gullar – R$ 400,00
- 15 (quinze) unidades de DVDs
– R$ 30,00
- 01 (um) Banner – R$
100,00
TOTAL:
Unidade
|
Produto
|
Valor -
R$
|
80 (oitenta)
|
Certificados
|
R$ 50,00
|
600 (seiscentas)
|
Xerox (600x0,15)
|
R$ 90,0
|
06 (seis) kits
|
Kits lápis borracha e caneta (jurados)
|
R$ 15,00
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AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e de acordo com o desempenho e
aprendizagem, individual e grupal dos estudantes, onde será avaliado:
- Leitura e discussão de
textos(verbais e visuais), músicas e filmes sobre cinema e História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003);
- Participação em palestras,
seminários oficinas sobre a temática e a linguagem cinematográfica.
- Trabalho de pesquisa e
estudos sobre o cinema (curta-metragem) e a história e cultura afro-brasileira
e africana (enfatizando o relevante papel da mulher negra);
- Pesquisa e estudo sobre: enquadramento,
plano, tipos de plano, montagem, edição, roteiro, iluminação,
sonoplastia, figurino, filmagem, etc;
- Produção textual : roteiros,
entrevistas, relatórios, etc;
- Filmagem, revisão e edição do
filme;
- Apresentação final do filme
(curta-metragem ) feito pelos estudantes.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da
Educação. Diretrizes Curriculares para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD, 2005.
GEERTZ,
Clifford. Da Cultura Isolada às Mudanças Culturais. In: CAVALLEIRO, Eliane,
organizadora. Racismo e Anti-racismo na
Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 102.
LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n° 9.394, de 20
de dezembro de 1996... - Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições
Técnicas, 2004.
PCN’s,
Parâmetros Curriculares Nacionais:
História, Geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasil: MEC/ SEF,
1997.
REFERENCIAIS, Curriculares. Ensino Médio: Estado do Maranhão/Secretaria de Estado da Educação. São Luís, 2006.
SOUZA,
Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila.
Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para
a implementação da Lei nº 10639/2003: São Paulo: Petrópolis, Ação
Educativa, Ceafro e Ceert, 2007.
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