ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL
DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
PLANO DE AÇÃO –
FORMAÇÃO NAS ESCOLAS / 16
1. Objetivos: Multiplicar os conteúdos e materiais
didáticos do projeto ENP! para que os demais membros do corpo docente possam
realizar atividades educativas sobre trabalho escravo.
Resultados esperados: Professores
capacitados para multiplicar o conteúdo nas escolas e para planejar as
atividades educativas sobre trabalho escravo que serão postas em prática em 2016.
2. Agendar a formação (na escola)
- O gestor e/ou
o coordenador pedagógico devem agendar a data da formação, priorizando um dia em
que todo o corpo docente esteja reunido. Caso isso não seja possível, priorize
os professores de Artes, Geografia, História, Língua Portuguesa, Filosofia e
Sociologia;
- A equipe
gestora deve afixar um cartaz de divulgação da formação e convidar os participantes por escrito;
-
Anuncie a formação numa reunião de equipe.
3. Reunião de organização
Data: ( será definida por
cada escola, mas ainda no mês de fevereiro)
Definições: As três pessoas que participaram da
formação devem se reunir para acertar os detalhes práticos da formação: cópias
de materiais, cronograma da formação e demais atribuições na realização da
atividade.
4. Cronograma do projeto na escola (Ver esquema no
documento Passo a Passo 4, item VII)
- Planejamento: fevereiro/2016 (Sugestão)
- Formação na
escola: março/2016 (Sugestão)
Após participar
da formação com a URE, você deve multiplicar o projeto para todo o corpo
docente, afinal a abordagem do trabalho escravo deve ser feita de forma
interdisciplinar.
- Devolutiva à URE: Faça um relatório
sucinto com as informações básicas da formação (público, data e conteúdo
abordado), avaliando o resultado da formação e elencando os encaminhamentos
tirados na formação. O gestor escolar deve encaminhar o relatório à URE e
apresentar eventuais dúvidas ou pedidos de apoio pedagógico na implementação do
projeto;
- Realização das atividades: Fevereiro a
Junho de 2016 (A confirmar o término ou culminância)
5. Sequência didática da formação
Apresentação do
projeto:
Ciclo do
trabalho escravo:
Conceito de
trabalho escravo:
Materiais
didáticos:
Experiências
Educativas
5.1 Elaboração do Plano de Ação:
Cronograma e relação
de atividades didáticas que serão desenvolvidas em 2016. Procure associar
projetos tradicionalmente realizados na escola com as abordagens sobre trabalho
escravo.
- Planejar como o projeto será desenvolvido (disciplinas,
atividades didáticas, método de organização, culminâncias, materiais didáticos necessários,
desafios que serão enfrentados, etc.). A escola deve responder as seguintes
questões norteadoras:
• Quais
disciplinas abordarão o tema? Como planejar as atividades de forma
interdisciplinar?
• Quais serão as
atividades didáticas realizadas?
• Como programar
as reuniões de equipe sobre o projeto?
• Como envolver
todas as turmas de alunos no projeto? Como envolver a comunidade?
• Quais
materiais serão necessários?
• Quem ficará
responsável pela coordenação do projeto?
• Quando, onde e
como será a culminância?
6. Registro das atividades educativas
Todas as
atividades educativas realizadas com os alunos devem ser registradas (
fotografias, filmagem, relatórios, etc.). Utilize o formulário que será
fornecido posteriormente pela URE para esse fim.
Formadoras ENP! UREI
Doralice
Mota (99) 99646 - 2662
Eronilde
Cunha (99) 99109 - 8956
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