sábado, 12 de março de 2016


ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ



PLANO DE AÇÃO – FORMAÇÃO NAS ESCOLAS / 16



1. Objetivos: Multiplicar os conteúdos e materiais didáticos do projeto ENP! para que os demais membros do corpo docente possam realizar atividades educativas sobre trabalho escravo.

Resultados esperados: Professores capacitados para multiplicar o conteúdo nas escolas e para planejar as atividades educativas sobre trabalho escravo que serão postas em prática em 2016.

2. Agendar a formação (na escola)

- O gestor e/ou o coordenador pedagógico devem agendar a data da formação, priorizando um dia em que todo o corpo docente esteja reunido. Caso isso não seja possível, priorize os professores de Artes, Geografia, História, Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia;
- A equipe gestora deve afixar um cartaz de divulgação da formação e convidar  os participantes por escrito;
- Anuncie a formação numa reunião de equipe.

3. Reunião de organização

 Data: ( será definida por cada escola, mas ainda no mês de fevereiro)

Definições: As três pessoas que participaram da formação devem se reunir para acertar os detalhes práticos da formação: cópias de materiais, cronograma da formação e demais atribuições na realização da atividade.


4. Cronograma do projeto na escola (Ver esquema no documento Passo a Passo 4, item VII)

- Planejamento: fevereiro/2016  (Sugestão)
- Formação na escola:  março/2016  (Sugestão)
Após participar da formação com a URE, você deve multiplicar o projeto para todo o corpo docente, afinal a abordagem do trabalho escravo deve ser feita de forma interdisciplinar.

- Devolutiva à URE: Faça um relatório sucinto com as informações básicas da formação (público, data e conteúdo abordado), avaliando o resultado da formação e elencando os encaminhamentos tirados na formação. O gestor escolar deve encaminhar o relatório à URE e apresentar eventuais dúvidas ou pedidos de apoio pedagógico na implementação do projeto;

- Realização das atividades: Fevereiro a Junho de 2016 (A confirmar o término ou culminância)


5. Sequência didática da formação

Apresentação do projeto:
Ciclo do trabalho escravo:
Conceito de trabalho escravo:
Materiais didáticos:
Experiências Educativas

5.1 Elaboração do Plano de Ação:
Cronograma e relação de atividades didáticas que serão desenvolvidas em 2016. Procure associar projetos tradicionalmente realizados na escola com as abordagens sobre trabalho escravo.
 - Planejar como o projeto será desenvolvido (disciplinas, atividades didáticas, método de organização, culminâncias, materiais didáticos necessários, desafios que serão enfrentados, etc.). A escola deve responder as seguintes questões norteadoras:

• Quais disciplinas abordarão o tema? Como planejar as atividades de forma interdisciplinar?
• Quais serão as atividades didáticas realizadas?
• Como programar as reuniões de equipe sobre o projeto?
• Como envolver todas as turmas de alunos no projeto?   Como envolver a comunidade?
• Quais materiais serão necessários?
• Quem ficará responsável pela coordenação do projeto?
• Quando, onde e  como será a culminância?

6. Registro das atividades educativas
Todas as atividades educativas realizadas com os alunos devem ser registradas ( fotografias, filmagem, relatórios, etc.). Utilize o formulário que será fornecido posteriormente pela URE para esse fim.


Formadoras ENP!  UREI
Doralice Mota (99) 99646 - 2662

Eronilde Cunha (99) 99109 - 8956

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